NOSSA HISTÓRIA

Em 5 de fevereiro de 1992, Raimundo Nonato dos Santos se reuniu com aposentados votorantinenses para discutirem a criação de uma associação da categoria na cidade. Em uma segunda reunião, realizada dois dias depois, foi aprovado o primeiro estatuto da associação. Nascia, em 7 de fevereiro de 1992, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região – Apevo.

Com o objetivo de representar os aposentados nas lutas por seus direitos e oferecer benefícios para melhorar sua qualidade de vida, a Apevo veio se consolidando ano a ano e tem grande credibilidade junto aos associados de toda a região, com representatividade entre as principais associações por todo o Estado de São Paulo.

A primeira diretoria, eleita por aclamação, no dia 3 de abril do mesmo ano, foi formada pelo presidente Raimundo Nonato dos Santos e Ianquel Alarcon, como vice-presidente; Osvaldo Ildefonso e João Pinto Sobrinho foram 1º e 2º secretários, respectivamente e os tesoureiros foram Ivo Galli e Izidoro do Amaral. O Conselho Fiscal foi composto por Aroldo Francisco Parri, Plácido da Silva Cesar e Bento Caldeira Pedroso e os suplentes Raul dos Santos, Brasil Cardoso e Lázaro Nadyr Fogaça. Para manter a associação em pé, os diretores realizavam eventos. A tradicional “Feijoada dos Aposentados” se tornou um grande atrativo naquela época. Em dezembro de 1995, foi comprada uma propriedade na Rua Jaime de Campos, nº 33. Uma reforma, que durou de janeiro a abril do ano seguinte, fez com que a casa se tornasse a nova sede da associação.

Quatro anos depois, em 1999, Daniel Sentelhas assumiu a presidência e com uma nova diretoria, a Apevo passou a oferecer mais parcerias e benefícios aos associados. O espaço físico foi aumentado para suprir os atendimentos.

Conforme a associação ia crescendo, surgiu a necessidade de adquirir um espaço maior. A propriedade comprada na Rua Antônio Fernandes, nº 50, Centro, foi reformada e, com um espaço melhorado, passou a ser a nova sede da Apevo. Era o início de uma nova história para a entidade.

Em 2003, a Apevo buscou parcerias com advogados de São Paulo, com o objetivo de reivindicar as perdas salariais da URV (Unidade de Referência de Valores) e RMI (Renda Mensal Inicial). Aristides Vieira Fernandes assumiu como Diretor Administrativo, em maio de 2004. Com novas visões empresariais, começava uma gestão moderna, com visão ampla do presente e do futuro. Os atendimentos foram normatizados por procedimentos e a Apevo busca a certificação do ISO 9000, de “Excelência em Qualidade”.

A Apevo adquiriu a propriedade vizinha, de número 60 e um novo prédio foi construído em três etapas, sendo a primeira conclusão em janeiro de 2006. O atendimento passou a ser naquele local, com mobílias novas, modernas e aconchegantes. A residência do número 50 também foi abaixo. A nova construção deu continuidade ao prédio, que, finalizado, ampliou os atendimentos internos.

A terceira fase foi à construção do Salão Social. Inaugurado em fevereiro de 2008, o espaço é locado para festas de casamentos, aniversários, palestras, confraternizações e eventos em geral. O salão é uma das fontes de renda da Apevo e um dos inúmeros benefícios à disposição dos associados.

O Salão Social da Apevo é um dos locais para eventos mais procurados de Votorantim. O espaço tem capacidade para 260 pessoas e uma infraestrutura composta por ar-condicionado, camarim, som ambiente, pista de dança com sistema completo de iluminação, caixas de retorno no palco, microfone, telão com controle remoto, bar e cozinha equipada. Além de uma equipe de apoio composta por recepcionista, técnico de som, seguranças e pessoas para limpeza.

Além do salão, a sede passou a contar com serviços jurídicos, correspondente bancário Caixa Econômica Federal, salão de beleza, salas de aulas para os cursos de Inglês e Informática, um estúdio de tevê, além de oferecer aulas de ginástica e dança de salão.

Em 2009, a presidência passava para Aristides Vieira Fernandes. 

Pensando no bem-estar e lazer das pessoas, foi montado um Departamento de Turismo. Mensalmente são realizadas excursões para variados destinos, desde o frio de Campos do Jordão até o calor da praia de Ubatuba, podendo participar também aqueles que não fazem parte da associação. Outros serviços para a população são as manhãs de saúde, que acontecem semanalmente. Em parceria com farmácias da cidade, são realizadas aferições de pressão e testes de glicemia.

Com o objetivo de melhorar os atendimentos e os benefícios oferecidos, a associação arrematou o prédio da Casa do Aposentado, localizado na Rua Brigadeiro Tobias, nº 44, no Centro de Sorocaba. Foi feita uma reforma completa e o prédio conta com um espaço moderno para locação na área comercial.

Ainda na Rua Antônio Fernandes, o imóvel do número 148 também foi comprado. E, em 2014, ele foi demolido, tornando-se uma estrutura com três pavimentos e elevador para locação comercial. Atrás desse prédio, na Rua Carmen Veiga Lopes, nº 133, o imóvel é de propriedade da Apevo e está à disposição da mesma para possível ampliação ou para uma nova construção.

A associação também possui um prédio na Ilha Comprida. Localizado na avenida Beira Mar, o imóvel conta com seis apartamentos, que oferecem o necessário para o descanso dos associados e familiares.

A Apevo visa a excelência, qualidade de vida e melhoria contínua. A Apevo continua crescendo, pensando no futuro e atuando no presente.


POLÍTICA DE QUALIDADE APEVO

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800