A fim de criar uma associação de aposentados na cidade, Raimundo Nonato dos Santos se reuniu com alguns aposentados de Votorantim em 5 de fevereiro de 1992. Dois dias após a reunião, em 7 de fevereiro, foi aprovado o primeiro Estatuto Social e nascia, então, a Apevo – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região.
Com o objetivo de representar os aposentados nas lutas por seus direitos e oferecer benefícios para melhorar sua qualidade de vida, a Apevo veio se consolidando ano a ano e tem grande credibilidade junto aos associados de toda a região, com representatividade entre as principais associações por todo o estado de São Paulo.
A primeira diretoria, eleita por aclamação, no dia 3 de abril do mesmo ano, foi formada pelo presidente Raimundo Nonato dos Santos e Ianquel Alarcon, como vice-presidente; Osvaldo Ildefonso e João Pinto Sobrinho foram 1º e 2º secretários, respectivamente e os tesoureiros foram Ivo Galli e Izidoro do Amaral. O Conselho Fiscal foi composto por Aroldo Francisco Parri, Plácido da Silva Cesar e Bento Caldeira Pedroso e os suplentes Raul dos Santos, Brasil Cardoso e Lázaro Nadyr Fogaça.
Para manter a associação em pé, os diretores realizavam diversos eventos, entre eles a tradicional “Feijoada dos Aposentados”, que se tornou um grande atrativo naquela época.
Em dezembro de 1995, foi comprada uma propriedade na rua Jaime de Campos, nº 33. Uma reforma, que durou de janeiro de 1996 a abril do ano seguinte, fez com que a casa se tornasse a nova sede da associação.
Quatro anos depois, em 1999, Daniel Sentelhas assumiu a presidência e com uma nova diretoria, a Apevo passou a oferecer mais parcerias e benefícios aos associados. O espaço físico foi aumentado para suprir os atendimentos.
Conforme a associação ia crescendo, surgiu a necessidade de adquirir um espaço maior. A propriedade comprada na rua Antônio Fernandes, nº 50, Centro, foi reformada e com um espaço melhorado passou a ser a nova sede da Apevo. Era o início de uma nova história para a entidade!
Em 2004, a diretoria adquiriu a propriedade vizinha, de número 60 e um novo prédio foi construído, sendo três etapas. A primeira conclusão foi em janeiro de 2006 e o atendimento passou a ser naquele local, com mobílias novas, modernas e aconchegantes.
A segunda etapa consistiu na demolição da residência nº 50. A nova construção deu continuidade ao prédio, que, finalizado, ampliou os atendimentos internos.
A terceira fase foi à construção do Salão de Eventos. Inaugurado em fevereiro de 2008, o espaço é um dos inúmeros benefícios à disposição dos associados, sendo locado para festas de casamentos, aniversários, palestras, confraternizações e eventos em geral. Além do salão, a sede passou a contar com serviços jurídicos, salão de beleza, salas de aulas para os cursos de Inglês e Informática, além de oferecer aulas de ginástica, dança de salão e coral.
Pensando no bem-estar e lazer das pessoas, a Apevo montou um Departamento de Turismo. O setor promove, mensalmente, excursões para variados destinos, desde o frio de Campos do Jordão até o calor da praia de Ubatuba, podendo participar também aqueles que não fazem parte da associação.
Outros serviços à disposição dos associados e dependentes são as manhãs de saúde, que acontecem semanalmente. Em parceria com farmácias da cidade, são realizadas aferições de pressão e testes de glicemia.
Com o objetivo de melhorar os atendimentos e os benefícios oferecidos, a associação arrematou o prédio da Casa do Aposentado, localizado na Rua Brigadeiro Tobias, nº 44, no Centro de Sorocaba. Foi feita uma reforma completa e o prédio conta com um espaço moderno para locação na área comercial.
Ainda na rua Antônio Fernandes, o imóvel do número 148 também foi comprado. Em 2014 ele foi demolido, tornando-se uma estrutura com três pavimentos e elevador, que hoje é sede das aulas de ginástica da associação. Atrás desse prédio, na rua Carmen Veiga Lopes, nº 133, o imóvel é de propriedade da Apevo e está à disposição da mesma para possível ampliação ou para uma nova construção.
A associação também possui um prédio na Ilha Comprida, litoral de São Paulo. Localizado na avenida Beira Mar, o imóvel conta com onze apartamentos, que oferecem o necessário para o descanso dos associados e familiares.
A Apevo visa a excelência, qualidade de vida e melhoria contínua. A associação continua crescendo, pensando no futuro e atuando no presente.